Financiamentos e parcerias

O Programa de Mestrado em Energia vem buscando financiamento com empresas parceiras e órgãos de fomento. Valem destaques os seguintes projetos:

O prof. Fabio de Assis Ressel Pereira, em 2012, formalizou uma parceria com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES - PETROBRAS) em conjunto com pesquisador Dr. André Leibsohn Martins, para estudos de garantia de escoamento em dutos, através de um termo de cooperação para financiamento de pesquisa.

A Profa. Maria de Fátima Pereira dos Santos apresentou uma proposta de parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória), em conjunto com o prof. Dr. Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, para desenvolver estudos de Técnicas de Ultrassom para Desemulsificação. Objeto de empenho para firmar termo de cooperação para financiamento de pesquisa do o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES - PETROBRAS).

Além disso o programa conta com a parceria com as Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (campi Vitória), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais quanto como o HEC – Montreal/Canadá e Universidade Federal de São Carlos além de outras parcerias em formatação.

Primeiramente é importante destacar o apoio que o programa vem recebendo de agências e órgãos estaduais (como FAPES e SECT) e federais (como CAPES, CNPq, FINEP, MEC e MCTI).

Pró-Equipamentos/CAPES:
O programa foi contemplado com aprovação de recursos nos editais 2011/2012/2013 e 2015.

CT-INFRA/FINEP:
O programa foi contemplado com aprovação de recurso nos anos de 2011/2012 e 2013.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910