Integração com a graduação

2.1.Benefícios recíprocos da integração com cursos de graduação (resultados obtidos)
Regimentalmente, o artigo 51 do Regulamento Geral da Pós-graduação da UFES e a Resolução CEPE 11/2010; normalizam que todos os docentes do quadro da UFES que atuam em Programas de Pós-graduação devem também participar do ensino de graduação, ministrando aulas em disciplinas sob a responsabilidade do Departamento onde estiver lotado; objetivando a sinergia em ambos os níveis de ensino.
Desde o início de suas atividades em abril de 2011, o Mestrado em Energia tem buscado a sinergia dentre os cursos de graduação do CEUNES, a saber: Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Química e Física. A principal forma está sendo através dos projetos de pesquisa que foram implantados no Mestrado em Energia, seu registro deve contemplar não apenas os mestrandos, mas também a participação de alunos de graduação. Desta maneira pode-se contribuir na complementação da formação dos bacharéis através da iniciação científica. Como era de se esperar, um dos resultados desta participação dos discentes da graduação nos projetos de pesquisa a nível de Mestrado foi naqueles que envolviam montagem experimental; onde foi observada a antecipação de etapas nos cronogramas de trabalho.
De forma complementar, um aspecto que não havia sido previsto, mas acabou sendo identificado, foi que os mestrandos passaram a atuar de maneira informal na orientação de trabalhos de iniciação científica, proporcionando ao profissional de nosso Mestrado a experiência em conduzir trabalhos de graduandos; aspecto interessante tendo em vista que uma parcela significativa de nossos mestrandos sinaliza pela continuidade profissional na academia. Dessa forma, uma outra iniciativa para integração com a graduação foi planejada: o incentivo a participação de mestrandos para atuarem como co-orientadores nos trabalhos de conclusão de curso das diversas graduações. Pode-se relacionar como exemplo a participação do mestrando Rafael de Paula Cosmo no projeto de conclusão de curso do discente Wagner Queiroz Barros, graduando em Engenharia de Petróleo. E a mestranda Poliana Carlos de Oliveira das Neves atuando no projeto de conclusão de curso da discente Grazielly Pozzi Menegardo, graduanda em Engenharia Química.
Pode-se destacar ainda uma outra iniciativa de integração com a graduação: a viabilização de que disciplinas eletivas do Mestrado em Energia possam ser ofertadas como disciplinas optativas para os cursos de graduação, como por exemplo a disciplina Dinâmica de Fluidos Computacional que em 2011 foi ofertada para 05 mestrandos e, em caráter experimental, também foi ofertada para 12 alunos de graduação. O resultado desta iniciativa foi muito além do esperado. Inicialmente tinha-se em mente apenas o viés de poder contribuir com a formação dos discentes de graduação trazendo disciplinas de cunho direcionado a objetos de estudo das engenharias. Contudo esta iniciativa despertou o espírito investigativo nos alunos estimulando-os para as atividades de iniciação científica, e que por ventura poderam ser os profissionais a se interessar pela pós-graduação. Em termo quantitativos, dos 12 discentes da graduação envolvidos na experiência reportada, 05 buscaram se engajar em projetos de iniciação científica. Em função deste tipo de resultado o colegiado Acadêmico do Mestrado em Energia está planejando ampliar o elenco de disciplinas que podem ser disponibilizadas a alunos de graduação.
Pode-se apresentar a iniciativa da participação dos mestrandos ministrando mini-cursos e palestras em eventos de extensão Universitária, como por exemplo no 2º Workshop de Engenharia de Petróleo, realizado no período de 06 a 08 de abril de 2011, organizado pelo prof. Oldrich Joel Romero (prof. do corpo de docentes permanentes do Mestrado em Energia).

Estágio de docência:

Os alunos do Programa tem realizado estágio de docência em disciplinas dos curso de Engenharia química, Petróleo, Produção e Computação da UFES campus São Mateus – ES.

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