INVESTIGAÇÃO DE DESIGN DE FILTRO MANGA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE CFD
Nome: FELIPE BEZERRA MARQUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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FABIO DE ASSIS RESSEL PEREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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FABIO DE ASSIS RESSEL PEREIRA | Orientador |
RAFAEL SARTIM | Examinador Externo |
SANDRA MARA SANTANA ROCHA | Examinador Interno |
Resumo: As técnicas de CFD foram aplicadas para o estudo de projeto de Filtro de Mangas. O intuito de utilizar essa ferramenta é devido ao seu baixo custo, em relação a testes experimen-tais, confiabilidade e tempo de respostas. Portanto, foi realizado um estudo para determinação da influência do design de entrada de ar, variação de velocidade de entrada e supressão de mangas para fazer uma análise de como essas variáveis influenciam na fluidodinâmica do filtro. Para avaliar o desempenho dos filtros de mangas foram simuladas três diferentes posições de alimentação, feita a variação da velocidade de entrada para avaliação do maior aproveitamento da área filtrante do meio e alteração na disposição das mangas do meio filtrante. Para tanto, utilizou-se o modelo de escoamento monofásico isotérmico e incompressível com a turbulência sendo tratada pelo modelo k-ε realizável. Pôde-se concluir que a alimentação Simples apresen-tou uma distribuição mais homogênea de velocidade, pressão e com um bom aproveitamento do meio filtrante, representando assim uma opção mais vantajosa de entrada quando comparada as demais propostas. No caso de supressão de mangas, a entrada Simples com configuração Alternada apresentou melhor desempenho, com uma redução de 43,9% da área originalmente proposta, proporcionando melhor aproveitamento do filtro, com menores velocidades de im-pactos e queda de pressão, e distribuição mais homogênea da velocidade no meio.
Palavras-Chave: Filtro Manga, Filtração de Gás, CFD, Supressão.