MODELAGEM MATEMÁTICA VIA DINÂMICA DE SISTEMAS (DS) PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA NO MERCADO BRASILEIRO DE BIODIESEL

Nome: NAJARA BARROS DIAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO RANDOW DE FREITAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DA CUNHA RIBEIRO Examinador Interno
RENATO DO NASCIMENTO SIQUEIRA Examinador Externo
RODRIGO RANDOW DE FREITAS Orientador

Resumo: Em decorrência do aumento do consumo de biocombustíveis nos últimos anos, reflexo direto da preocupação cada vez maior quanto a questões ambientais, o biodiesel, combustível renovável, pode ser produzido a partir de uma ampla gama de fontes, que por exemplo, incluem óleos vegetais comestíveis e não-comestíveis, óleo residual de fritura (ORF) e gorduras animais. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal, avaliar a expansão do consumo de biodiesel no mercado brasileiro, relacionando a redução das emissões de poluentes no sistema e a sustentabilidade social, por meio da verificação do impacto dos programas de incentivo econômico e políticas existentes e da diversificação de matéria-prima. Nesse sentido, o método de Dinâmica de Sistemas (DS) foi utilizado, visto que ele permite analisar alterações em variáveis de um sistema que se comportam de forma diferente no tempo. Para isso, foi elaborado um modelo que represente adequadamente esse complexo setor. Inicialmente, as relações entre variáveis foram estruturadas por meio de um diagrama de causa e efeito e posteriormente elaborado um diagrama de estoque e fluxo. A partir dele, foram realizadas simulações divididas em 5 submodelos, utilizando de parâmetros específicos e em um horizonte decenal entre 2020-2029, visando avaliar o impacto na modificação do sistema no decorrer do tempo. Percebeu-se com as simulações, que o aumento do percentual de biocombustível, diminui a dependência do diesel de petróleo, mas para isso a capacidade de produção instalada brasileira precisa ser ampliada em todos os cenários simulados. O aumento do percentual de mistura pode refletir em aumento de adoção de veículos a diesel, conforme submodelo baseado na Difusão de Bass. No que tange a emissões, o Cenário B20, por exemplo, evita 17,1% de CO2 em emissões em relação ao projetado pelo governo – B15 e 22,9% em relação ao cenário estagnado – B12. No que diz respeito a matéria-prima, aumentar o percentual de participação do ORF e gordura animal, faz reduzir os custos de produção de biodiesel e reduz o emprego na agricultura familiar proveniente do cultivo da soja. Desta forma, a presente dissertação contribuiu com um modelo base para análise de fatores que interferem no mercado de biodiesel no Brasil e por reduzir parte da lacuna encontrada na literatura.
Palavras-Chaves: Biodiesel. Dinâmica de Sistemas. Sustentabilidade Social. Matéria-Prima. Poluentes.

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