FUNDAMENTOS DE ECONOMIA INDUSTRIAL

Código: PGEN1083
Curso: Mestrado em Energia
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Sistemas econômicos, Agente econômico, Instituições. Escolhas individuais (preferências, utilidade, restrição orçamentária e fronteiras de possibilidades de produção). Conceitos básicos: firma, indústria e mercados. Desenvolvimento industrial do setor energético brasileiro. Paradigma estrutura-conduta-desempenho. Mercados contestáveis. Relações contratuais entre empresas: o enfoque institucionalista; diversificação, integração (vertical e horizontal) e conglomeração. Condições determinantes da estrutura: economias de escala e escopo, concentração industrial, diferenciação de produto, barreiras à entrada. Intervenção governamental: regulação; políticas industrial, ambiental e econômica.
Bibliografia: 1. KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
2. PINDYCK, R.; RUBINFELD, D. Microeconomia. 7. ed. Prentice Hall, 2010.
3. PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Bibliografia complementar
1. BESAMKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A. Economia da Estratégia. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2011.
2. KON, Anita. Economia industrial. São Paulo, SP: Nobel, 2003.
3. MCGUIGAN, J. R. Economia de empresa: aplicações, estratégias e táticas. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2006.
4. PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.
5. VASCONCELLOS, M. A. S.; OLIVEIRA, R. G. Manual de Microeconomia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

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