Produção e transporte de óleos pesados

Resumo: Reservatórios de óleos pesados geralmente não apresentam energia suficiente para serem produzidos, logo possuem baixa produtividade. Estas características fazem da recuperação do petróleo pesado um desafio importante, embora o volume das suas reservas justifique uma cuidadosa pesquisa. Uma razão para o interesse que os óleos pesados despertam é a dificuldade de se atingir a sua explotação em bases econômicas, o que sugere a necessidade de maior pesquisa e de mais experimentações. Para reservatórios terrestres localizados no Brasil, em regiões como o Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte essas pesquisas são pertinentes, pois possuem grandes volumes de óleos pesados de alta viscosidade onde a recuperação convencional é ineficiente. Assim, há uma demanda por utilizar técnicas de recuperação avançada, ou seja, produzir o petróleo de forma assistida por outras fontes de energia e/ou efeitos físicos, químicos ou biológicos, que aumentam o fator de recuperação. Os métodos térmicos, devido ao fato de trabalharem com altas temperaturas, são extensamente utilizados na produção de óleos pesados, pois causam uma diminuição da viscosidade. A injeção de vapor, particularmente, tem sido um sucesso, considerando que o calor reduz a viscosidade de óleo, facilitando o seu deslocamento de forma significativa, embora o seu emprego restrito aos reservatórios onshore. O objetivo principal do projeto aqui proposto é o de aprofundar a pesquisa no método térmico de injeção de vapor, analisando como a perda de calor que o vapor irá sofrer durante a injeção irá influenciar na eficiência do método, quando injetado através de um tubo de injeção “nu” ou com revestimento isolante, utilizando como ferramenta o software ANSYS CFX. De forma complementar, pretende-se expor as dificuldades para o transporte em superfície deste tipo de óleos utilizando tubulações, principalmente em longas distâncias. Devido a sua elevada viscosidade e sua interação com o meio externo, mais de uma estação de bombeamento podem ser necessárias além de que a iminência de formação de parafina é um problema constante. Desta forma dois subprojetos estão vinculados a este projeto principal. Um deles dedicado à troca de calor durante a injeção de vapor, e outro ao transporte em superfície do óleo viscoso produzido.

Data de início: 09/05/2016
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador OLDRICH JOEL ROMERO
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